Qual a diferença do polvilho doce e azedo? O que muda?


O polvilho é utilizado para fazer várias receitas de delicioso lanches, mas por existir dois tipos, o polvilho doce e o polvilho azedo, surgem duvidas em algumas pessoas sobre qual tipo de polvilho usar. Por isso nesse artigo vou explicar as principais diferenças entre eles para que você possa escolher o que melhor se encaixa na receita que está fazendo.

Mini sumario:

  • Processo de fabricação
  • Resultado provocados
  • Receita que usam polvilho


Processo de fabricação:

Ambos os polvilho doce e polvilho azedo vem da decantação da mandioca, mas certos processos que ocorrem na fabricação os fazem se tornar diferentes.

Polvilho Doce: O polvilho doce é obtido através da decantação da mandioca que passa por um processo de secagem e moagem. Isso resulta em um polvilho com um sabor suave e doce.

Polvilho Azedo: O polvilho azedo também passa pelo mesmo processo, mas antes de ser seco e moído ele também passa por um processo de fermentação, esse processo faz com que esse polvilho possua um sabor azedo e reaja como se fosse um "fermento" se expandindo.

Resultados provocados:

Usando o pão de queijo como exemplo podemos perceber as diferentes que temos se utilizarmos o polvilho doce ou polvilho azedo.

Polvilho Doce: O pão de queijo que usa polvilho doce em sua receita fica com uma forma mais uniforme, tem um sabor mais suave e também é denso e crocante.



Polvilho Azedo: O pão de queijo que usa o polvilho azedo, seu sabor fica com o azedo mais evidente, ele se expande melhor e é mais aerado, e quando esfriam os pães de queijo ficam sequinhos.





Receitas que usam Polvilho:
Pão de queijo
                                                 Pão de queijo de sanduicheira


- Compartilhe esse Artigo com seus Amigos -

Comentários